Ilhéus foi o terceiro do País em número de ônibus incendiados em janeiro

ônibus incendiados
Arquivo

Levantamento feito pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) aponta Ilhéus como o terceiro município brasileiro com maior número de ônibus destruídos no Brasil nos primeiros 31 dias do ano. Os dados foram levantados a partir de informações de empresas parceiras do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), que possui os números e os disponibilizou para a pesquisa. Conforme a NTU, dos 30 ônibus incendiados neste ano no Brasil, 22 foram em Fortaleza. Os demais ataques ocorreram em Manaus, com cinco ações; Ilhéus, com duas; e Campo dos Goytacazes (RJ), com uma. 

O cima tenso entre empresas e usuários do transporte em Ilhéus está relacionado à duas condições básicas: o preço da passagem e as condições dos veículos. Os dois ônibus acidentados em Ilhéus, foram queimados na zona rural após insatisfação de usuários, que reclamam da existência de poucas linhas, idade dos veículos e preço alto das passagens.

Ao assinar no final do ano passado o decreto que reajustou a tarifa de 3,50 para 3,80, o prefeito Mário Alexandre determinou algumas importantes contrapartidas das duas empresas concessionárias do serviço. Dentre elas, a renovação da frota e o investimento na construção de novos abrigos.

A população aguarda o resultado disso na prática.